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Relatório de Sustentabilidade 2017

Mensagem da Administração

Apresentamos resultado recorde na Algar Telecom em 2017, mesmo diante do cenário econômico brasileiro de instabilidade. A receita bruta totalizou R$ 3.557 bilhões, crescimento de 7,3% sobre 2016. O lucro líquido alcançou R$ 229,6 milhões, superando em 25,1% o resultado do ano anterior. Esses números evidenciam que a estratégia – amplamente disseminada na Empresa e cujos pilares são conhecidos por nossos associados – permite que todos trabalhem alinhados e possam contribuir ativamente para a conquista dos resultados.

Os resultados traduzem a continuidade do crescimento da Companhia em base de clientes empresariais, foco de nossa expansão – em 2017, passamos a atuar em 24 novas localidades –, além da ampliação de nossa oferta de serviços e produtos, visando ao atendimento dos clientes em suas necessidades de telecomunicações e Serviços TIC. Para os clientes pessoa física, buscamos oferecer produtos convergentes para aumentar a satisfação e fidelização; assim, investimos na ampliação da capacidade das redes 4G em frequências 700 MHz e 1.800 MHz, além de já oferecermos em algumas regiões a tecnologia 4,5G. Crescemos a base de ultra banda larga, que já representa 46% da base de banda larga fixa dos clientes B2C.

Tendo a qualidade e o relacionamento como foco, trabalhamos para proporcionar a melhor experiência do cliente e, nesse sentido, implementamos novas formas de atendimento em 2017, entre elas a Customer Experience Management (CEM), baseada em inteligência artificial e cognitiva. No ano, fomos novamente reconhecidos como referência de atendimento a clientes pelo portal ReclameAQUI, diferenciando nosso modelo de relacionamento ao setor. Também lideramos a pesquisa IDA, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), de satisfação dos clientes.

Em 2017, avançamos no Programa de Transformação Digital, que permite mais eficiência em nossa operação e a melhoria da experiência do cliente. Nosso compromisso com a inovação e com mais automação tecnológica nos permite um atendimento diferenciado, ágil e suportado por uma rede de qualidade e em escala cada vez mais relevante.

Seguimos na trajetória do crescimento sustentável e, pelo quinto ano consecutivo, mantivemos a liderança no Guia Exame de Sustentabilidade em Telecom, que contempla as empresas-referência no Brasil. Esse importante reconhecimento ratifica a assertividade de nosso modelo de negócio sustentável como norteador de nossas operações. Reforçando nosso compromisso, nos tornamos signatários da Rede Brasil do Pacto Global, da Organização das Nações Unidas – uma das mais importantes iniciativas de engajamento do setor privado em sustentabilidade.

Ainda em 2017, fomos reconhecidos pelo quinto ano consecutivo como a empresa de telecomunicação mais bem administrada pelo Prêmio Época 360°. Esses dados nos dão a certeza de que fornecemos serviços e produtos com qualidade e excelência, reforçando nosso propósito corporativo: Gente servindo Gente.

No âmbito financeiro, realizamos com sucesso a sexta emissão de debêntures, com a captação de R$ 432 milhões e demanda por mais de R$ 1 bilhão – três vezes o montante originalmente ofertado. Encerramos 2017 com o mesmo nível de alavancagem (relação dívida líquida/EBITDA) do ano anterior, apesar da captação, em virtude do crescimento no EBITDA em 9,9%. É importante ressaltar que mantivemos nosso risco de crédito da agência Standard & Poor’s, com melhoria da perspectiva de “negativa” para “estável”.

O ano de 2017 também foi marcado por importantes evoluções da governança corporativa, com a conversão das ações preferenciais em ordinárias e adequações nos Conselhos, com eleição de membros independentes, e nos comitês, com a instalação do Comitê de Estratégia e Inovação. Ao final do ano, o GIC – fundo soberano de Cingapura – assinou um acordo de investimento para aquisição de participação na Algar Telecom, o que deve levá-lo a ter cerca de 25% de participação no capital total.

Acreditamos que 2018 trará ainda mais desafios e oportunidades. Com a conclusão da implantação do cabo submarino Monet, que liga São Paulo à Flórida, tocando a costa em Fortaleza, focaremos na ampliação da nossa fronteira geográfica para o Nordeste. Ao mesmo tempo, manteremos o foco na eficiência de nossos negócios, diferenciação e alta qualidade de produtos, além do relacionamento próximo com os clientes, na motivação dos associados e na busca por inovação e transformação digital. Esses aspectos são primordiais para continuarmos seguindo nosso propósito corporativo de Gente servindo Gente.

Jean Carlos Borges
Diretor-presidente da Algar Telecom

Luiz Alexandre Garcia
Presidente do Conselho de Administração da Algar Telecom

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