Fechar [x]
PT | EN

A Algar Telecom

Governança corporativa

Somos uma companhia aberta, não listada em bolsa, desde 2007, quando realizamos a primeira emissão pública de debêntures. Acreditamos que uma boa governança corporativa amplia o valor gerado pela Empresa e percebido pelo mercado, além de contribuir para a administração eficiente de nosso capital. Por isso, adotamos princípios e práticas alinhadas às melhores referências e estamos em constante aprimoramento. Os princípios básicos que norteiam nossa governança são: transparência, equidade, prestação de contas, e responsabilidade corporativa. Para isso, dispomos de ferramentas para identificar, mensurar, controlar e gerir riscos corporativos, garantindo segurança na tomada de decisões. Utilizamos sistemas, controles, políticas e indicadores de gestão modernos e atualizados.

Entre as boas práticas que adotamos, podemos citar exemplos como a composição do nosso Conselho de Administração com no mínimo 2 ou 20%, o que for maior, de conselheiros independentes. Outros exemplos são a vedação de acúmulo dos cargos de executivo e conselheiro ou membro dos comitês e a instituição de 3 comitês de assessoramento: Auditoria e Gestão de Riscos, Talentos Humanos e Governança Corporativa, e Estratégia e Inovação. Veja mais em nosso site.

 

Novo sócio

No final de 2017 o GIC – fundo soberano de Cingapura assinou um acordo de investimento para aquisição de participação na Algar Telecom, que deve levá-lo, após a conclusão de algumas condições de caráter suspensivo, a cerca de 25% de participação no capital total. Assim, passamos a contar com um novo sócio que, além do Brasil, tem escritórios de investimentos em outros nove países do mundo. Esse passo contribuirá não apenas para a modernização da gestão, como também para a aceleração dos planos de expansão da Algar Telecom. No fechamento deste relatório, apenas a anuência da Anatel estava pendente para a conclusão da operação.

 

Reorganização societária

Em 2017, realizamos dois movimentos de reorganização societária que culminaram na conversão da totalidade das ações de nossa emissão em ações ordinárias, com direito a voto. Do total de 267,5 milhões de ações em 31 de dezembro de 2017, a Algar SA, controladora da Algar Telecom, possuía 92,8%.

 

Nova diretoria

Constituímos uma diretoria dedicada exclusivamente à função de Relações com Investidores. A equipe, que está disponível para o atendimento ao mercado, mantém uma página na internet voltada a investidores (ri.algartelecom.com.br), onde disponibiliza informações relevantes nas versões português e inglês. O contato pode ser feito por e-mail: ri@algartelecom.com.br

 

Estrutura de Governança

Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal foi criado em 1997. De funcionamento não permanente, seus membros são eleitos em Assembleia Geral Ordinária. É composto atualmente por quatro membros efetivos e três membros suplentes. O mandato dos membros é de um exercício anual, sempre encerrado na Assembleia Geral Ordinária após a eleição. As competências do Conselho Fiscal estão previstas na Lei das S.A. (Lei nº 6404/76) e no Estatuto Social da Companhia e no Regimento Interno. Em 2017, os membros se reuniram quatro vezes.

Composição em 31/12/2017:

Dilson Dalpiaz Dias | Efetivo
Geraldo Batista Caetano | Efetivo
Gilberto Saramago Gatti | Efetivo
Manuel Jeremias Leite Caldas | Efetivo
Marissa Rose Vegelle Renaud | Suplente
Ozório Marques Ferreira Neto | Suplente
Rogério Montalvão Elian | Suplente

 

Conselho de Administração

O mais alto órgão da administração foi criado para garantir a profissionalização e a sustentabilidade do negócio, conduzir o processo decisório e definir e acompanhar as estratégias definidas. É composto por seis conselheiros, dos quais dois são independentes.

Composição em 31/12/2017:
Luiz Alexandre Garcia | Presidente
Eliane Garcia Melgaço | Vice-presidente
Luiz Alberto Garcia | Membro
Divino Sebastião de Souza | Membro
Luiz Eduardo Falco Pires Correa | Membro independente
Thilo Helmut Georg Mannhardt | Membro independente

 

Aprendizado em rede

O grupo Algar participa de organizações empresariais internacionais, que objetivam a melhoria da gestão dos negócios, como o “Latin American Companies Circle” para Governança Corporativa10 , criado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e pela Corporação Financeira Internacional (IFC); e da Rede de Negócios Familiares (FBNI)11, onde preside a rede brasileira (chamada Capítulo Brasil) e também participa do Conselho de Administração da organização no âmbito internacional.

10 Grupo formado atualmente por 13 empresas líderes latino-americanas, que adotam boas práticas de governança corporativa, a fim de fornecer
contribuições do setor privado para o desenvolvimento regional da governança.
11 Rede internacional de relacionamento entre famílias empresárias, que busca promover o sucesso das corporações participantes ao longo de gerações. Foi criada na Suíça e hoje reúne mais de 8.000 associados de mais de 60 países.

 

Comitês de Assessoramento

O Conselho de Administração dispõe de três comitês de assessoramento não deliberativos, formados por especialistas externos e conselheiros: Auditoria e Gestão de Riscos, Talentos Humanos e Governança Corporativa, e Estratégia e Inovação. Esses comitês auxiliam os conselheiros no aprofundamento das análises de temas específicos para a tomada de decisão. Seu funcionamento e responsabilidades estão definidos pelo Regimento Interno.

 

Comitê de Estratégia e Inovação – promove e zela pelas discussões, no âmbito do Conselho de Administração, de assuntos relevantes e de elevado impacto para a Companhia no que tange diretrizes estratégicas, inovação, investimentos, incluindo aquisições, novos negócios e orçamento, além de definir metas de desempenho baseadas em criação de valor econômico.

Composição em 31/12/2017:

Divino Sebastião de Souza | Membro do CA e Coordenador do Comitê
Clau Sganzerla | Membro externo
Silvio José Genesini Júnior | Membro externo

 

Comitê de Talentos Humanos e Governança Corporativa – tem como missão garantir uma gestão estratégica de Talentos Humanos e que seja percebida e valorizada pelos stakeholders como diferencial competitivo da Algar Telecom, bem como zelar pela adoção efetiva e evolução contínua das melhores práticas de governança corporativa que reforçam a visão de futuro da Companhia e as perspectivas de longo prazo.

Composição em 31/12/2017:

Eliane Garcia Melgaço | Vice-presidente do CA e Coordenadora do Comitê
José Luciano Duarte Penido | Membro externo
Silvio José Genesini Júnior | Membro externo

 

Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos – seu trabalho é assegurar qualidade, integridade, transparência e credibilidade às divulgações financeiras, a efetividade dos processos das auditorias (interna e independente) e dos controles internos e o cumprimento da legislação aplicável, além de zelar por uma política adequada de gerenciamento estratégico dos riscos corporativos.

Composição em 31/12/2017:

Thilo Helmut Georg Mannhardt | Membro independente do CA e Coordenador do Comitê
Carlos Biedermann | Especialista independente
Gilberto Loureiro | Especialista independente

 

Diretoria Corporativa

A diretoria da Algar Telecom é o órgão colegiado responsável pela gestão da organização para que cumpra seu objetivo e sua função social. Executa a estratégia e as diretrizes gerais aprovadas pelo Conselho de Administração, administra os ativos da organização e conduz os negócios de acordo com os propósitos, princípios e valores da Algar Telecom.

Composição:

Jean Carlos Borges | Diretor-presidente e de Relações com Investidores*
Márcio Estefan | Diretor Vice-presidente de Negócios e Diretor de Negócios Atacado*
Luciene Gonçalves | Diretora Financeira*
Luiz Antônio Andrade Lima | Diretor Executivo Operacional (Tecnologia)*
Maria Aparecida Garcia | Diretora Executiva Operacional (Talentos Humanos) *
Renato Paschoareli | Diretor Executivo Operacional (Estratégia e Regulatório)*
Luciana Ferreira | Diretora de Relações com Investidores
Eduardo Rabboni | Diretor de Projetos de Transformação Digital
Ana Paula Rodrigues | Diretora de Relacionamento com Clientes

*Diretoria Estatutária
Para conhecer o perfil de cada integrante da Diretoria, acesse o site de RI da Algar Telecom.

 

32